André Hauck | Biografia

Belo Horizonte | MG

Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes - UFMG, com foco de estudo na obra do casal Bernd e Hilla Becher, fotografia alemã e arte contemporânea. Trabalha com fotografia, áudio e vídeo. Recebeu premiações como o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014; o Prêmio Conrado Wessel de Arte 2014; a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014 com o projeto “Escavar o Invisível” em parceria com a artista Camila Otto pelo coletivo SC02; Prêmio Aquisitivo “Situações Brasília 2014”; Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013; XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez 2013; Prêmio do 63° Salão de Abril e Prêmio do 1º Programa Anual de Fotografia do CCSP. No ano de 2012, participou da residência “QUIÉN PUEDE VIVIR EN ESTA CASA?”, Buenos Aires; em 2013, da residência “REUSO do JA.CA” em Belo Horizonte/Salvador; em 2015, do Atelier Midiológico - Espanca, em Belo Horizonte e na Residência Artística da FAAP, em São Paulo. Participou do Arte Pará 2016; Sony World Photography 2013 na Inglaterra; Festival de La Luz 2014 na Argentina; do 63° Salão de Abril; do 63º Salão Paranaense; do 38° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto; XIII Samap; do Prêmio Porto Seguro de Fotografia e do 15º Salão da Bahia.

Camila Otto | Biografia

Belo Horizonte | MG

Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes - UFMG, com foco de estudo em fotografia contemporânea, arquivo, memória e identidade. Trabalha com gravura, fotografia, desenho e educação em Artes. Formada em Artes Visuais/UFMG 2009, Design de Industrial/UEMG 2008 e Arteterapia 2014. Expôs na Casa Xiclet, 14a Edição MARP - Programa Exposições 2016 do MARP, Ribeirão Preto/SP; Recortes, Mostra de videoarte, Funarte/MG; 5o Festival de Fotografia Tiradentes – Projeção Olhavê; MARP 17ª Semana de Fotografia de Ribeirão Preto; II Semana da Fotografia de Belo Horizonte; Projeção Mineira no 6o Paraty em Foco e 1o Festival de Fotografia Tiradentes - Foto em Pauta; da 5ª Bienal de Gravura Santo André, dentre outros. Participou do IMPACT 7 em Melbourne e em Washington University in St. Louis, 2011. Publicações: Jornal de Borda, n2, novembro de 2015, entrevistada por Laura Del Rey; 21o ANPAP; e Revista Em Tese, V. 18, n. 2, 2012. Palestrou no Seminário DEVIRES Arte e Pensamento Contemporâneo, Mariana/MG 2012. Publicou os livros “Esses delírio tem um nome” (15 exemplares) e “Eu você nós três” (7 exemplares); e “Quem conta um conto aumenta um ponto” (10 exemplares) serigrafia s/papel, 2014.

PORTO – Fichas catalográficas

Desenvolvido pelo coletivo SC02, composto por André Hauck e Camila Otto, PORTO consiste em um inventário arqueológico urbano voltado para objetos levados e trazidos pelo mar do litoral de Santos.

Realizado durante o E.CO Encontro de Coletivos Fotográficos Ibero-Americano 2014, o projeto teve como objetivo criar uma relação com o fluxo de embarcações, mercadorias e pessoas no porto da cidade. A intenção foi propor, através da coleta e registro fotográfico sistemático de objetos descartados no mar, uma reflexão a respeito dos processos de uso e descarte na sociedade contemporânea e o quanto os objetos remetem a identidade do lugar, costume sociais e temporais. Dando continuidade a metodologia pseudocientífica arqueofotográfica desenvolvida pelo coletivo, os objetos passaram por procedimentos de catalogação museológico; ou seja, todo o material coletado foi enumerado, fotografado, classificado e ordenado.

Para visualizar as obras de coletivo SC02 na galeria Arte ConTexto, clique aqui.